Translate this Page
Ultimas Atualizações
ALEANDRA CERQUEIRA  (23-03-2018)
BIOGRAFIA  (23-03-2018)
CONTATOS  (08-06-2015)
MENSAGENS  (08-06-2015)
TESTEMUNHOS  (08-06-2015)
'NOSSA ENQUETE'
ESTÁ GOSTANDO DO NOSSO SITE?
SIM
NÃO
Ver Resultados

Rating: 2.8/5 (17 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página

   

                                                                                                           

  

      

   

   

  



Total de visitas: 3128
MENSAGENS/BÍBLICAS
MENSAGENS/BÍBLICAS

 

               

Deus em todas as épocas, desde que há necessidade disto, tem chamado pessoas para serem profetas. A Bíblia está repleta deles, principalmente no Velho Testamento, vejamos alguns exemplos...
  • A VOCAÇÃO DE JEREMIAS: "Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino. Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás. Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR.E estendeu o SENHOR a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca; Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares."(JEREMIAS 1:4-10).
  • A VOCAÇÃO DE ISAÍAS: "Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado. Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. Então disse ele: Vai, e dize a este povo [...]" (ISAÍAS 6:6-9).
  • A VOCAÇÃO DE SAMUEL: "E o jovem Samuel servia ao SENHOR perante Eli; e a palavra do SENHOR era de muita valia naqueles dias; não havia visão manifesta. E sucedeu, naquele dia, que, estando Eli deitado no seu lugar (e os seus olhos começavam a escurecer, pois não podia ver), E estando também Samuel já deitado, antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do SENHOR, onde estava a arca de Deus, O SENHOR chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui. E correu a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, torna a deitar-te. E foi e se deitou. E o SENHOR tornou a chamar outra vez a Samuel, e Samuel se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, filho meu, torna a deitar-te. Porém Samuel ainda não conhecia ao SENHOR, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do SENHOR. O SENHOR, pois, tornou a chamar a Samuel terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o SENHOR chamava o jovem. Por isso Eli disse a Samuel: Vai deitar-te e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve. Então Samuel foi e se deitou no seu lugar. Então veio o SENHOR, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve." (I SAMUEL 3:1-10).
  • A VOCAÇÃO DE MOISÉS: "E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe. E apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima. E vendo o SENHOR que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui. E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus. E disse o SENHOR: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu. E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito." (ÊXODO 3:1-10).
E vários outros exemplos, no caso de Samuel, era ainda uma criança quando foi vocacionado por Deus para o ministério de profeta. A Bíblia também menciona o caso de uma profetiza chamada Hulda, na época do rei Josias de Judá... "Então foi o sacerdote Hilquias, e Aicão, Acbor, Safã e Asaías à profetiza Hulda, mulher de Salum, filho de Ticvá, o filho de Harás, o guarda das vestiduras (e ela habitava em Jerusalém, na segunda parte), e lhe falaram." (II REIS 22:14). No Novo Testamento também encontramos profetas - João Batista e o discípulo amado João, quem escreveu o Apocalípse - Assim vemos que Deus chama para este importantíssimo ministério a crianças, jovens, adultos e idosos; homens e mulheres, conforme o Seu Santo propósito.
Mas qual é a função de um profeta? Pelos exemplos citados até aqui já é possível responder a esta pergunta, pois em todos os casos, Deus tinha uma missão para os que ele chamou a exercício desta função, no caso de Moisés, tinha que libertar o povo da escravidão no Egito e condizí-los pelo deserto a uma terra boa que manava leite e mel; Jeremias em todo o seu livro na Bíblia, vemos que ele teve a dura terefa de alertar ao povo quanto ao mal que faziam em se desviarem dos caminhos do Senhor Deus e seguirem a idolatria, também por repetidas vezes teve que tentar convencer o mesmo povo rebelde a se render ao rei da Babilônea, que na época estava se tornando o mais poderoso monarca até então e teve que sofrer, por isto, críticas e punições por parte deste povo desobediente, mesmo sem nada dever-lhes e ainda por tentar fazer-lhes o bem. O profeta Jonas teve a terefa de pregar a uma cidade inteira - Nínive - para que esta se convencesse e se arrependesse dos seus pecados afim de não ser destruída. Mas um texto que pode exclarecer bem a função de profeta seria o seguinte, da vocação de Ezequiel: "Filho do homem: Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e avisá-los-ás da minha parte. Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei. Mas, se avisares ao ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniqüidade, mas tu livraste a tua alma. Semelhantemente, quando o justo se desviar da sua justiça, e cometer a iniqüidade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá: porque tu não o avisaste, no seu pecado morrerá; e suas justiças, que tiver praticado, não serão lembradas, mas o seu sangue, da tua mão o requererei. Mas, avisando tu o justo, para que não peque, e ele não pecar, certamente viverá; porque foi avisado; e tu livraste a tua alma." (EZEQUIEL 3:17-21).O profeta é literalmente um porta-voz de Deus, por meio dele, Deus expessa Sua vontade, Suas ordens e até Seus sentimentos e este (profeta), tem a missão de comunicar aos outros a mensagem recebida do próprio Deus. É importante considerar que "Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas." (AMÓS 3:7). Portanto "Não desprezeis as profecias." (I TESSALONICENSES 5:20). Quão astuto tem sido o inimigo, ao fazer as pessoas não acreditarem no Velho Testamento, onde encontram-se a Lei de Deus e a maioria dos profetas bíblicos! Pois ele bem sabe que "Não havendo profecia, o povo perece; porém o que guarda a lei, esse é bem-aventurado." (PROVÉRBIOS 29:18) e certamente, caro internauta, o Diabo não quer que você seja bem-aventurado (feliz), mas sim que você pereça; por isto, cuidado! Não acredite quando alguém te disser que a Lei foi abolida e que o Velho Testamento já não tem valor, isto é artimanha do inimigo contra você.
E atentemos também para as seguintes palavras: "E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões." (JOEL 2:28) isto significa que Deus continuará a levantar Seus profetas mesmo nos últimos dias? E por que será que este mesmo versículo bíblico do Velho Testamento é repetido no Novo Testamento? "E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos" (ATOS 2:17)podemos assim explicitamente reafirmar e confirmar que Velho e Novo Testamentos tem ainda igual validade.
Aprofundaremos este assunto em outro tópico...